Milho bate novo recorde nas exportações
O Brasil exportou um recorde de 2,76 milhões de toneladas de milho em agosto, com exportadores tentando escoar uma safra recorde em meio a altos preços no mercado internacional e boa demanda externa, após a forte quebra na safra dos Estados Unidos, o maior produtor e exportador global.
O recorde anterior da exportação mensal havia sido registrado em setembro de 2010, quando o Brasil exportou 1,93 milhão de toneladas.
Em julho, as exportações do cereal já tinham sido relativamente altas, em 1,7 milhão de toneladas. Em agosto do ano passado, elas somaram 1,52 milhão de toneladas.
No acumulado do ano até agosto, as exportações de milho do Brasil somam 6,26 milhões de toneladas, após o país ter embarcado baixos volumes no primeiro semestre.
As exportações de soja, por sua vez, recuaram para 2,43 milhões de toneladas em agosto, segundo dados desta segunda-feira da Secretaria de Comércio Exterior, ante 4,12 milhões em julho e 3,69 milhões de toneladas em agosto do ano passado.
Os exportadores de grãos se concentraram nos embarques de milho, após a soja disponível para exportação estar cada vez mais escassa, depois de grandes vendas na primeira metade do ano.
Integrantes do mercado acreditam que o Brasil poderá fechar o ano com exportações recordes de 15 milhões de toneladas de milho.
Para atingir esse volume de milho, as vendas externas teriam que ficar próximas dos embarques de agosto nos próximos quatro meses do ano.
0 Comentários