Governo prorroga relicitação da Malha Oeste
Resolução do governo federal aprovou em caráter “ad referendum” (ainda será confirmado) a decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) a prorrogação por 24 meses do processo de relicitação da ferrovia Malha Oeste, atualmente sob responsabilidade da Rumo Malha Oeste S/A.
O novo prazo para conclusão do processo começa a contar de fevereiro deste ano até fevereiro de 2025.
"O governador Eduardo Riedel coloca esse projeto como prioridade, dada a importância estratégica da ferrovia para escoamento da produção de celulose, grãos e minérios do Estado. O governador já se reuniu recentemente com o ministro Renan Filho e com diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para tratar do assunto e outro encontro está sendo agendada para acontecer nos próximos dias”, disse via assessoria o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Um detalhe importante que precisa ser definido é a bitola da nova ferrovia. Verruck acredita que ainda nesse ano o processo todo já esteja concluído para que o empreendimento vá para relicitação.
O projeto é realizado pelo consórcio 'Nos Trilhos de Novo', composto por quatro empresas e liderado pela Latina Projetos Civis e Associados, e foi contratado por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Em junho do ano passado, os recursos necessários na revitalização da ferrovia eram orçados em R$ 15 bilhões.
0 Comentários