O Projeto Solo Fértil - Alimento Saudável, realizado na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), uma extensão do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) em Campo Grande, está prestes a completar dois anos com um ótimo resultado: já produziu cerca de 650 toneladas de adubo orgânico. O composto, 100% orgânico, é obtido por meio da compostagem de alimentos arrecadados pelo Projeto Prato Colorido do FAC. Além disso, podas de árvores também são utilizadas no processo.

A compostagem acontece na Cooperativa de Agricultura Urbana de Campo Grande (CoopUrb), em sua Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA), inaugurada em agosto de 2021, e utiliza os alimentos arrecadados pelo Projeto Prato Colorido do FAC, que captam e manipulam frutas, verduras e legumes para serem repassados à comunidade em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos impróprios para consumo são usados na produção do adubo.

As podas de árvores realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) também são aproveitadas no processo de compostagem.

O adubo é produzido em cerca de 40 dias e, uma vez pronto, é utilizado na UTA, onde são realizados cursos de implantação e manejo de hortas. Além disso, o adubo é doado para hortas educativas em escolas municipais, agricultores urbanos e eventos sociais da Prefeitura, bem como para a comunidade em geral.

O engenheiro agrônomo Gilson Silveira Arévalo, responsável pelo projeto, enfatiza que o adubo é rico em nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e que o objetivo é promover práticas sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e preservando o meio ambiente.

Para adquirir o adubo ou conhecer mais sobre o projeto, é necessário entrar em contato por e-mail ou telefone. A UTA está localizada na Rua Santana, 1.750, Vilas Boas.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).