Em Bonito, incêndio ja destruiu 357 hectares as margens do rio Formoso
Desde da última segunda-feira (18), equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) trabalham arduamente para combater o incêndio na área banhada pelo Rio Formoso, em Bonito. Um dos principais atrativos turísticos do município. Para auxiliar os trabalhos dos militares, duas guarnições por terra e uma aeronave, com 3 mil litros d'água, foram disponibilizadas.
Apesar dos danos terem atingido 357 hectares na região do banhado, nenhum ser vivo foi encontrado morto ou ferido e também nenhuma propriedade foi atingida. A característica do banhado, semelhante a um pântano, facilita a propagação das chamas, não sendo possível determinar uma direção exata, o que dificultou o combate, além da dificuldade de acesso ao local, visto que se trata de uma área de brejo.
Na operação, estão sendo usadas viaturas equipadas com kit pick-up que armazena 600 litros d’água, além de uma motobomba que auxilia nos combates. Nos locais onde as viaturas não acessam, os militares precisam caminhar, com o uso de abafadores, bombas costais, sopradores e pinga fogo. Há também o uso de barcos equipados com motobombas para combate a partir do rio Formoso e drones para monitoramento das áreas atingidas.
Alerta
Desde o dia 17 de julho, o CBMMS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.
Com o alerta, publicado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foram suspensas as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante. O que possibilita a pronta atuação das equipes a postos em diferentes regiões do Estado, nas ocorrências como os três atendimentos atuais de combate a incêndios.
0 Comentários