Dia do Meio Ambiente: Questão Ambiental no âmbito do poder público
Com a divisão do Estado de Mato Grosso, sendo transformado Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, criou-se também um organismo estadual de controle ambiental isso no ano de 79, especificamente em 1º de janeiro de 1979, através do Decreto 23, denominado INAMB - Instituto de Preservação e Controle Ambiental de Mato Grosso do Sul, que tinha como objetivo, a fiscalização da fauna, flora e a pesca em geral. Pois na década de setenta o Brasil possuía apenas legislação federal de controle dessas atividades citadas, porem não havia respeitos às normas por força de não haver fiscalização, era intensa a caça no estado de MS, a pesca de forma predatória, e o desmatamento em função do novo Estado e dos programas oficiais do Governo federal, tais como Polocentro, Pronaps, que em grande parte sem licenciamento do Poder Publico , ou normas técnicas que visavam a preservação e o controle ambiental e traziam o incentivo as aberturas de áreas do cerrado, com dinheiro muito fácil e juros irrisórios e seguindo com uma nova espécie de pastagens na época denominada “brachiaria”, que alavancou a atividade pecuária, que era o forte da economia sul-mato-grossense .
Mato Grosso do Sul era um local que realizavam safáris para caça de animais silvestre, onde turistas se organizavam para caçar e abater animais em todo o território sul mato-grossense, em especial na planície pantaneira que possui sua localização em sua maior parte, em torno de 70%, no território sul-mato-grossense, havendo uma riqueza em espécie da fauna que variam de animais de pequeno a grande porte, que eram abatidos e considerados verdadeiros troféus.
Outro problema enfrentado pelo INAMB, naquela época foi a caça e o contrabando de peles de jacarés, que na época era uma atividade muito lucrativa para os contrabandistas que aliciavam os chamados coureiros, aqui no Brasil, no Paraguai e na Bolívia, para caçarem os jacarés, era uma
atividade muito procurada na época onde encontrava seu mercado consumidor países da Europa em especial a França, pois não havia empregos e era naquela época uma alternativa de sobrevivência para aquelas pessoas que partiam para o pantanal em busca do jacaré e retirada do couro.
Com a criação do INAMB-MS, sob o comando do Coronel de Exercito Flavio Américo do Reis, os agentes agiam com muita energia transformando o combate a caça e a pesca predatórias em uma verdadeira guerra, onde algumas vidas tanto da fiscalização quanto dos caçadores foram ceifadas.. Era uma verdadeira luta, que fez com organismo estadual de Mato grosso do Sul, se tornasse conhecido mundialmente.
No Brasil houve um choque benéfico na sociedade que começaram consequentemente a surgir a consciência ambiental e o cumprimento das Leis, que era o Código Florestal lei 4771/65, Lei de proteção a fauna nº 5.197/67 e proteção a pesca Decreto 221/69.. As ações do organismo ambiental estadual de MS, eram policialesca e muito rígida, que como acima citado atravessou fronteira fazendo com que as pessoas refletissem sobre, pois assim como no MS eram totalmente alheia aos cidadãos.. Mato Grosso do Sul iniciava no âmbito nacional e mundial, uma nova mentalidade ambiental, que abriu os olhos não só do Brasil, mais levou a países do mundo inteiro a consciência ambiental, pois todos que vinham fazer turismo no Brasil conheciam o INAMB, e sabiam que poderiam ter problemas com a fiscalização se fizessem algo contra o Meio ambiente.
O INAMB-MS serviu de referencia para outros estados da federação e de certa forma guiou a ação fiscalizadora a todas as unidades de federação que não possuía uma fiscalização e um controle rígido com relação ao Meio Ambiente.
Nesse processo de inovação com referencia ao Meio Ambiente, MS criou em 1980 a Lei 90, que foi o primeiro código ambiental a nível estadual do Brasil... Essa Lei já estabelecia critério para licenciamentos de empreendimentos e davam outras providencias como penalidades.
Continuando com o processo da evolução ambiental, foi depois do INAMB que começou a consciência e visão ambiental dos recursos que hoje são, referencias mundiais tais como o Pantanal que é patrimônio da humanidade, Lugares como Bonito- MS, que depois da criação e das ações do INAMB, começaram a ser descobertas e preservadas, enfim Matogrosso do Sul através dos trabalhos institucionais de fiscalização e controle ambiental ,que hoje esquecidos pela história do Estado de MS, que não traz em sua trajetória história marcante e importante que foi o INAMB que foi pioneiro nas ações de preservação do Meio ambiente.
0 Comentários