Conesul é a região mais atingida pela ferrugem em MS
{mosimage}As constantes chuvas em todo estado têm colaborado para o aumento do número de focos de ferrugem nas lavouras do estado. Segundo Ricardo Barros, engenheiro agrônomo da Fundação MS o local com maior incidência do fungo é o Conesul, região das cidades de Ponta Porã, Amambai, Antônio João e Aral Moreira.
{mosimage}Ricardo Barros conta que nessa região, os produtores não fizeram corretamente o controle da doença, pois nos últimos 2 anos não choveu tanto como desta vez: “Talvez essas pessoas não conhecessem a capacidade destrutiva da ferrugem e demoraram para fazer as aplicações”, explica.
O Presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã se mostrou surpreso com o fato da região ser a mais afetada pela ferrugem, entretanto ele conta que os produtores estão muito preocupados: “O pessoal aqui está assustado”, exclama.
As regiões de São Gabriel e Chapadão também registram um alto índice de ferrugem, mas segundo Barros, lá o controle foi feito de maneira correta e a ferrugem não deve promover perda de produtividade nas lavouras.
Mato Grosso do Sul é o segundo estado em casos de ferrugem no ranking nacional. Segundo o Sistema de Alerta da Embrapa Soja, MS registra 504 casos de ferrugem, perdendo apenas para o Paraná com 632 casos.
0 Comentários