A indústria de celulose deve investir US$ 5,4 bilhões, cerca de R$ 31 bilhões, em Mato Grosso do Sul até 2032. O montante, segundo relatório da XP Investimentos, será destinado principalmente à construção de uma nova fábrica com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas por ano, visando atender à crescente demanda chinesa.

Os investimentos devem se concentrar no Norte de Inocência e Sul de Bataguassu, onde as terras são mais acessíveis em comparação com o Leste do estado, região onde predominam outras culturas como soja e cana-de-açúcar. A expectativa é que a área plantada com eucalipto no estado passe de 1,5 milhão para 3 milhões de hectares até 2032.

Entre as empresas mais atuantes no setor estão Suzano, Eldorado, Arauco e Bracell. A Suzano já possui capacidade instalada para 5,8 milhões de toneladas por ano em MS, somando Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. A Klabin, que ainda não tem fábrica no estado, estuda o potencial genético florestal da região.

Hoje, a cadeia produtiva florestal de MS gera mais de 26 mil empregos diretos e indiretos. Caso os investimentos se confirmem, a produção estadual de celulose pode saltar de 9,2 para mais de 20,6 milhões de toneladas anuais até o fim da década.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).