Governo entrega título de posse para famílias de assentamento
Em 1.991, quando o assentamento Santa Rita do Pardo, localizado no município de mesmo nome, na região leste de Mato Grosso do Sul, foi criado, os agricultores familiares só queriam um espaço para poder trabalhar no campo. Após 26 anos, na última sexta-feira (21), os 47 proprietários de terra da comunidade se tornaram donos legítimos de suas posses com a entrega de títulos realizada pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja.
O governador destacou que com o documento as pessoas poderão ter acesso a benefícios dos governos para investir. “Não dá para ter um assentamento de 26 anos sem o título definitivo. Com esse documento o agricultor pode fazer empréstimo, negociar e ampliar o trabalho. Aqui, titulamos as famílias para auxiliar as atividades dentro da propriedade e atestar a segurança de que cada agricultor é de fato dono do seu lote”, destacou Azambuja.
A administração estadual está realizando uma força-tarefa para atender a todos as mais de 670 famílias que ainda não possuem o documento em todo o estado. “O assentamento São Tomé daqui mesmo do município de Santa Rita do Pardo é um que será atendido. Acredito que dentre uns 50 dias a gente consiga emitir os títulos. A Agraer vem com um forte trabalho para ajuda as famílias a resolver esse problema tão antigo que atravanca a produção”, disse o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini.
0 Comentários