A abertura de mercados, principalmente no oriente médio, está permitindo que pecuaristas encontrem uma saída para enfrentar a crise com a venda de animais vivos. A empresa de Confinamento Monte Alegre (CMA), localizada em Barretos, interior de São Paulo, que é credenciada a exportar gado em pé, recebeu, a cerca de 30 dias, uma delegação do governo turco com o objetivo de realizar uma inspeção de animais e também da fazenda, a fim de aprovar as questões sanitárias para exportação do Brasil para a Turquia, é segunda vez que o empresa faz esta operação.

 

Após o laudo dos técnicos turcos, a empresa está enviando para o país 7.000 cabeças de boi gordo, que serão abatidos na Turquia. O embarque começou nesta segunda-feira (7), e terminou ontem (8). Mais de 130 carretas  foram necessárias para carregar os bois até o porto de São Sebastião. A viagem deve demorar 28 dias em uma operação financeira de mais de R$ 12 milhões.

 

 

 

Segundo o dono do confinamento, André Perroni, “o pais vive momento de crise, mais com esta modalidade de exportação os produtores veem uma luz no fim do túnel e que pode mudar o cenário da pecuária brasileira”. O gado embarcado para a Turquia, são de pecuaristas parceiros da CMA, contendo gado do Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP).

 

 

 

Durante o mês de julho deste ano, os pecuaristas de Mato Grosso do Sul venderam mais de 44 mil cabeças de gado gordo em pé, de acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul (Sefaz). O número é recorde e chama a atenção, já que as vendas não ultrapassavam 5 mil unidades nos meses anteriores. Um dos motivos que estão levando os criadores para essa nova modalidade de venda é a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), proposta pelo Governo do Estado, passando de 12% para 7%.

 

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços mostram que em junho deste ano o Brasil exportou 25.100 cabeças de bovinos vivos, com faturamento total de US$ 15,8 milhões. Em relação a maio deste ano o volume foi 23,2% menor. Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 53,3% no número de cabeças exportadas.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).