TCE e municípios reforçam conhecimento e responsabilidade fiscal
A Escola Superior de Controle Externo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), está promovendo, na manhã desta sexta-feira (18), o evento Tecendo o Desenvolvimento Regional, reunindo na Câmara de Vereadores de Miranda prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores dos municípios de Anastácio, Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Jardim, Bodoquena, Ladário, Bonito, Corumbá, Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Miranda. O encontro visa mostrar ao gestor público a possibilidade de trabalhar com técnica, equilíbrio e responsabilidade fiscal.
“Estamos trazendo dessa vez para a cidade de Miranda o Tecendo, cumprindo essa linha pedagógica que o Tribunal de Contas vem trabalhando, de fazermos primeiro uma orientação, capacitação, preparação dos gestores, numa demonstração clara de que o Tribunal está realmente cada vez mais se aproximando do gestor e assim evitando o mal gasto do dinheiro público de forma antecipada para garantir que a população mais vulnerável seja beneficiada cada vez mais com uma gestão pública mais transparente”, disse o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves.
A parceria entre as instituições promove uma maior valorização dos serviços públicos, demonstrando que tanto a administração regional quanto o TCE-MS estão procurando prevenir os erros e aumentar a eficiência administrativa dos gestores. Essa é mais uma oportunidade para que gestores públicos e suas equipes de trabalho aprimorem o conhecimento sobre os sistemas de controle do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.
O projeto desenvolvido pelo TCE-MS promoveu oficinas de capacitação em que foram discutidas as atualizações dos sistemas de controle do Tribunal, procedimentos relativos às licitações/contratos, atos de pessoal e as principais inovações desenvolvidas e implantadas pela atual gestão para atingir a efetividade no controle das contas públicas em Mato Grosso do Sul.
As palestras desta manhã foram abordaram o tema “Marco Regulatório”, proferida pelo diretor geral do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio; “Planejamento da auditoria concomitante na educação – Matriz de riscos”, abordada pela professora Viviane Motta e a doutora Fernanda Olegário; e “Análise do processo de prestações de contas no âmbito da auditoria do TCE-MS”, debatida pelo doutor Célio Lima de Oliveira e pela doutora Patrícia Sarmento dos Santos.
0 Comentários