O Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) de Mato Grosso do Sul inaugurou, na manhã desta quinta-feira (27), a Escola Senai da Construção, visando a qualificação profissional para atender a demanda de empresários que estão investindo no setor e tentando recuperar um mercado que passou por uma crise intensa nos últimos anos. Participaram da solenidade de lançamento autoridades do município e do Estado, representantes do meio acadêmico, empresários da construção civil e da indústria moveleira e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen.

 

Com mais de 9 mil metros quadrados e investimento de mais de R$ 19 milhões, a estrutura oferece cursos de pedreiro, armador, carpinteiro, pintor, encanador, gesseiro, técnico em edificações, tecnólogo em construção, técnico em móveis, marceneiro, desenhista em CAD e técnico em segurança do trabalho, nos períodos matutino, vespertino e noturno. No total, são 2.100 vagas em 81 cursos que vão da iniciação profissional ao ensino superior, onde os interessados terão acesso aos cursos de Tecnologia em Controle de Obras, Tecnologia em Material de Construção, Tecnologia em Obras Hidráulicas, Tecnologia em Produção Moveleira e Bacharelado em Engenharia Civil.. Deste total, 70% é gratuito para a população.

 

Entre as novidades da instituição, é que já está sendo inaugurada como um centro de treinamento e certificação autodesk, que é uma empresa de renome internacional reconhecida por suas soluções em softwares para engenharia e manufatura.

 

“Esperamos que essa escola realmente faça frente a demanda do nosso Estado e do desenvolvimento da nossa indústria”, disse Longen.

 

A construção da unidade coloca o Mato Grosso do Sul um passo a frente dos outros estados, de acordo com o governador Reinaldo Azambuja. Ele destaca que as escolas técnicas são importantes para possibilitar mão de obra especializada, melhorando a renda e gerando empregos. “Todos os segmentos da sociedade brasileira passam por dificuldades e, com a Escola da Construção vamos construir um ambiente de desenvolvimento, crescimento e oportunidades”, destacou.

 

A fila de espera para matrículas nos cursos, apresentada pelo Senai, mostra o quão importante a inauguração de um centro de estudos como este pode ser para contribuir com o desenvolvimento de toda a sociedade e destaca que o somatório de esforços de vários setores é fundamental para a formação de um futuro próspero. “Trata-se de um gesto de unidade e harmonia com o objetivo de trazer o desenvolvimento para o Estado e nossa Capital”, disse o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

 

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi destacou os ganhos que a Escola Senai da Construção trará para o Estado, lembrando que a construção civil é um termômetro do desempenho da economia. “É um ganho significativo para o Estado você ter uma escola preparando tecnicamente a nossa mão de obra. É na construção civil que se constata o desenvolvimento, e nós temos muita carência nesse segmento, então o Estado tem que estar preparado. Passamos um momento de dificuldade, mas não é por isso que esse momento vai ser perene. A expectativa é que haja uma retomada desse desenvolvimento e você esteja aí a pleno emprego, e quando você estiver, nós temos que estar preparados e o Senai supre essa lacuna”, ressaltou.

 

De acordo com o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a educação profissional do Senai traz, na sua essência, o que há de mais moderno em termos de tecnologias para ser empregadas nas empresas.

 

A empresa atua com as técnicas convencionais, mas oferece também as principais tendências tecnológicas a serem empregadas nos processos construtivos, tanto atual quanto no futuro, abrangendo as formações mais básicas à formação técnica de nível médio. “Esta é uma formação já mais complexa que normalmente assume funções de encarregado, de gerência, e também pela formação superior, indo até a pós-graduação inclusive. Então é o encadeamento da formação, progressão de formação”, explicou, Escandolhero.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).