Inicia nesta terça-feira, 13, a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul. A campanha encerra dia 27 de novembro e atende animais de zero a 24 meses. A área de fronteira atinge 13 municípios do Estado.

 

O produtor rural deve, até o dia 14 de dezembro, fazer o registro da vacina junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

 

Em setembro deste ano a Iagro atendeu ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) de MS e modificou a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada nesta etapa. A mudança representa uma nivelação com a faixa etária da região do Planalto do Estado. A alteração teve o aval do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

ÍNDICE

A região da fronteira de Mato Grosso do Sul tem atualmente o status de livre de aftosa com vacinação desde 2011, sendo este o status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. A diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido, relatou em nota à imprensa que os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção e assim aumentar o leque de compradores no mercado internacional.

 

A região de fronteira sul-mato-grossense compreende a totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

 

REGIÃO DO PLANALTO E DO PANTANAL

A segunda etapa de vacinação na região do Planalto inicia dia 3 de novembro e vai até 7 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, inicia também no dia 3. O prazo termina dia 20 de dezembro.

 

O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras. 

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).