Rodovia do Ecoturismo, MS-382 passa por revitalização
Conhecida como Rodovia do Ecoturismo, a MS-382, que liga os municípios de Guia Lopes da Laguna e Bonito, está passando por revitalização desde o mês de agosto. Investimento do Estado em infraestrutura atende demandas do turismo em um dos principais destinos de MS.
Os contratos assinados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) com a empreiteira LCM Construção e Comércio compreendem a dois lotes, com prioridade para o primeiro, de 25 km, a partir do trevo da MS-382 com a BR-060, onde foi instalado um dos canteiros da obra. Serão investidos R$ 50,2 milhões, recursos do Fundersul, com prazo de entrega de 450 dias (dezembro de 2022).
Rodovia do Ecoturismo
Para o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a reestruturação do sistema viário do Estado é fundamental para atender as demandas crescentes do setor do agronegócio e do turismo. “Acreditamos que o desenvolvimento acontece a partir dos investimentos nas cidades em infraestrutura. Por isso, o Estado segue parceiro, destinando recursos para todos os setores”, ressalta.
A melhoria do tráfego no trecho de 52 km da MS-382 era uma antiga reivindicação das lideranças políticas e do trade turístico da região da Serra da Bodoquena. Há dois anos o governador Reinaldo Azambuja finalizou a pavimentação da MS-178 (Estrada do Curê), entre a MS-382 e a BR-060, e em 2020 entregou 7 km da MS-382, entre Bonito e a entrada para a Gruta do Lago Azul.
O projeto de restauração será executado em três etapas reestruturação de toda a base, dando maior resistência a estrutura para receber o tratamento superficial duplo e, finalmente, a camada de pavimentação asfáltica. Cada trecho concluído terá sinalização provisória para garantir a segurança em uma via de grande fluxo, informou o engenheiro Max Fernandes Oliveira, responsável pela obra.
Com atenção especial ao sistema de drenagem de águas pluviais, o projeto foi dimensionado para a construção de dois drenos longitudinais profundos, de 440m e 160m, um dos quais já concluídos. Nessa primeira etapa, a obra segue com quatro frentes de trabalho, envolvendo 80 operários e 40 equipamentos. A execução do segundo lote, de 27 km, foi autorizado neste sábado (2), pelo governador Reinaldo Azambuja.
*Com informações da Subsecretaria de Comunicação do Governo
0 Comentários