Desde o lançamento da operação Prolepse em 22 de março de 2021, o Comando da Polícia Militar Ambiental determinou que todas as frentes de trabalho de fiscalização ambiental executadas pelas 27 Subunidades no Estado realizem trabalhos preventivos informativos por meio de panfletagem e de Educação Ambiental em prevenção aos incêndios no Estado, mesmo antes do período seco. Em muitos casos, os Policiais também já realizaram extinção de incêndios em estágio inicial durante as fiscalizações que evitaram o alastramento por grandes áreas.  

Ontem (29), Policiais Militares Ambientais de Aparecida do Taboado, que estão trabalhando na Operação Prolepse receberam uma solicitação do Corpo de Bombeiros da cidade, para ajudar na extinção urgente de um incêndio em uma propriedade rural no município, localizada a 20 km da cidade, que ameaçava reservas nativas e bens da fazenda. A equipe foi ao local prontamente e juntamente com bombeiros e funcionários da fazenda, utilizando tratores com lâmina e arado, acerando as áreas para evitar a propagação do fogo e, ainda, com utilização de abafadores conseguiram extinguir o incêndio.

As chamas colocavam em risco iminente a rede elétrica, barracão de madeira da propriedade, bem como áreas de florestas nativas e um seringal, o que causaria grandes prejuízos financeiros ao proprietário da fazenda, bem como ao ambiente. Os funcionários informaram não saber o que originou o incêndio, que teria se iniciado no final da manhã. Após a contenção das chamas os Policiais mediram a área atingida com uso de GPS, que perfez 6 hectares, a maior parte de pastagem, porém, queimou uma parte de floresta nativa protegida de vereda, bem como parte uma área do seringal plantando na fazenda. A equipe realizou orientação aos funcionários sobre os problemas relativos aos incêndios.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).