Em Mato Grosso do Sul, a soja é o principal produto da agropecuária, correspondendo a 54% do Valor Bruto da Produção (VBP) do setor primário. O levantamento desenvolvido pelo Departamento técnico (Detec) do Sistema Famasul, aponta que tanto produção como produtividade vêm crescendo nos últimos anos.

Segundo o analista de economia da Famasul, Jean Américo, o estudo técnico destaca a importância da soja para o Estado. “Como Mato Grosso do Sul é um estado muito forte no agronegócio, em especial na produção de soja. Buscamos evidenciar, por meio desse estudo técnico, a importância da soja para economia do estado. Demonstramos a parte econômica e a social, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Fizemos uma correlação e identificamos que os municípios produtores são os que têm o maior IDH”, explica Jean.

Segundo o Detec, em uma escala de 0 a 1, a correlação foi de 0,7, mostrando a importância da produção de soja para o desenvolvimento municipal. Os principais municípios produtores do grão apresentam os maiores IDH de MS. 

Soja é o principal produto da agropecuária do Estado, aponta levantamento da Famasul

 

Como é o caso de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados, que estão entre os maiores IDHs e entre os 10 maiores produtores de soja, indício de correlação entre produção de soja e desenvolvimento. O IDH médio de 0,526 é dos cinco últimos municípios na classificação do Estado e apresenta as menores produções de soja na última safra, de acordo com os dados do SIGA-MS.

Exportações
O complexo soja representa 36% do valor exportado por Mato Grosso do Sul em produtos agropecuários, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Foram aproximadamente 4,9 milhões de toneladas exportadas de produtos da soja, além de ser importada por vários destinos em 2022, isso resultou em uma receita de US$ 3,03 bilhões. O Estado foi o 8º maior exportador entre as unidades federativas do Brasil, sendo que o estado sofreu com uma quebra de safra que limitou significativamente a capacidade de ofertar o produto. 

Soja é o principal produto da agropecuária do Estado, aponta levantamento da Famasul

 

Na imagem é possível observar a dimensão do número de países que importaram a soja de MS, sendo que os 10 principais importadores do grão em volume foram China, Argentina, Coreia do Sul, Vietnã, Irã, Paquistão, Tailândia, Taiwan, Bangladesh e Indonésia, respectivamente.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).