Uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Ministério Público Estadual (MPE) está monitorando diversas áreas em todo o Mato Grosso do Sul. Desde agosto de 2016, já foram aplicados mais de R$ 1 milhão em multas contra produtores por desmatamento ilegal de área preservada, totalizando mais de 4 mil hectares, resultantes de 46 autos de infração.

 

Denominada Cachorro Vinagre, a operação utiliza imagens via satélite, acompanhadas pelo Núcleo de Geoprocessamento do MPE, para verificar a evolução das derrubadas de árvores nas propriedades. Na última semana, quatro produtores foram autuados em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. A operação envolve todas as equipes das 25 subunidades da PMA em MS nas fiscalizações. Os autos de infrações são encaminhados para o MPE para que os promotores de justiça possam avaliar a necessidade de impetração de ação civil pública para reparação de danos ambientais quando acharem necessário.

 

De acordo com a PMA, a intenção é a preservação do meio ambiente e a aplicação da lei existente, mas muitas pessoas insistem em desrespeitar a Lei e o órgão precisa efetivar as autuações, que funcionam também como forma preventiva de dissuadir que outras pessoas cometam os mesmos crimes e infrações.

 

A PMA alerta para que os proprietários rurais e outras pessoas realizem o licenciamento ambiental antes de efetuar a alternativa do desmatamento ou outra atividade potencialmente poluidora, como exige a legislação.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).