A OCB/MS que tem como finalidade promover e desenvolver o cooperativismo, foi constituída logo após a divisão do Estado e completa 44 anos no dia 7 de junho. Sua história mistura-se com a evolução do cooperativismo sul-mato-grossense seja na representação e defesa política, na atuação sindical ou no fomento do modelo de negócio, a entidade não mediu esforços para a melhoria e o desenvolvimento do movimento no Estado. 

Já são mais de quatro décadas em defesa dos princípios e valores inabaláveis do cooperativismo, mas também de busca da ampliação desse modelo econômico sustentável e socialmente responsável, capaz de proporcionar inclusão produtiva, geração de renda, acesso a mercados e uma das ferramentas mais estratégicas para os governos preocupados com o desenvolvimento de seu estado e país.  

"A história do cooperativismo sul-mato-grossense é muito mais antiga que os 44 anos, temos cooperativas com mais de oito décadas e que passaram por diversos momentos da economia e da política", afirma o presidente, Celso Régis. Ainda completa que a OCB/MS tem orgulho em ter cumprido até aqui, sua missão de promover e fomentar a ideia do cooperativismo por meio da capacitação e da difusão de seus princípios doutrinários, bem como integrar, desenvolver e dar sustentação aos empreendimentos cooperativos, contribuindo para uma sociedade mais solidária e fraterna. 

"Assim, o que nos motiva é falar dos benefícios da doutrina da cooperação, da ajuda mútua. É através dela que temos a melhor oportunidade de exercitar, afetivamente, os sentimentos mais puros e mais elevados da alma humana: Reconhecer que o homem é mais importante que o capital. Que o verdadeiro capital é humano. Princípio basilar do cooperativismo", conclui o presidente. 

Atualmente são mais de 126 cooperativas, que possuem mais de 450 mil cooperados por todo Mato Grosso do Sul. Esse setor, além de fazer grandes investimentos nas cidades onde atuam, geram mais de 12,9 mil empregos. Quase 97% dos 79 municípios do MS têm uma sede de um empreendimento cooperativo. 

 

As cooperativas são um pilar importante da economia, o faturamento em 2022 foi de R$ 36,8 bilhões no MS, um crescimento de aproximadamente 32%, e em tributos foram R$ 766 milhões. Todo esse resultado econômico tem impacto direto na sociedade, agregando renda e promovendo desenvolvimento.

 

A instituição tem orgulho da trajetória que trilhou e tem motivação para construir sonhos e realizar metas no futuro. E também agradece aos líderes que com sabedoria lutaram, incentivaram e ajudaram a consolidar esse modelo forte e bem-sucedido. Mas acima de tudo, parabeniza os cooperados que em todos esses anos acreditaram nesse papel transformador do cooperativismo e doaram seu suor em prol do desenvolvimento local e da comunidade. Assessoria 

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).