MS é referência na elaboração de projetos para captação de recursos federais
A aquisição de recursos junto ao Governo Federal realizada pelo Mato Grosso do Sul teve um aumento de mais de 130%, passando de 40 convênios, em 2014, para uma média de 94 entre os anos de 2015 e 2016, colocando o estado em primeiro lugar na captação de verbas para investimentos. No total dos dois últimos anos, foram celebrados 121 convênios que garantiram mais de R$ 136 milhões, oriundos de emendas parlamentares (orçamento impositivo) ou transferências voluntárias.
O Estado foi convidado a compartilhar a experiência com os coordenadores estaduais, durante a 9ª reunião do Comitê Gestor da Rede do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), em Brasília, durante a última semana.
A conquista desse reconhecimento só é possível com a mudança de comportamento na elaboração de projetos, na execução dos prazos, na prestação de contas, na emissão de certidões e na adimplência estadual. Além disso, a formalização de parcerias também permitiram a viabilização dos recursos.
“A gestão de convênios só dá certo quando todo o resto funciona. Existe toda uma conjuntura que precisa estar alinhada, pois são vários fatores envolvidos”, destacou o coordenador estadual da Rede de Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Luis Carlos Morente.
0 Comentários