A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou nesta quarta-feira (22) que o resultado do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina, doença conhecida como mal da "vaca louca", deu positivo. Com a confirmação, o Ministério da Agricultura suspendeu temporariamente a exportação de carne para a China.

Segundo a Adepará, o caso ocorreu em uma pequena localidade do sudeste do Pará, que tem 160 cabeças de gado.

Com o teste  positivo para a doença ainda que na forma "atípica", quando a enfermidade é espontânea em animais mais velhos, pode impedir temporariamente as exportações de carne bovina para a China, o principal mercado, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.


De acordo com eles, os preços da arroba ainda estão estáveis no mercado físico, com tendência de queda caso seja confirmada a ocorrência da doença, mas as cotações futuras já recuaram quase 3% na B3.

O Ministério da Agricultura informou em nota na segunda-feira que estava investigando um caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "mal da vaca louca".

Nestas situações, a confirmação final é feita pelo laboratório da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) no Canadá. Segundo o ministério, ainda não há previsão de retorno das análises.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).