Fim da piracema aumenta fiscalização da PMA nos rios do Estado
Com o encerramento da Piracema, a pesca está oficialmente liberada em todo o território do Mato Grosso do Sul desde as primeiras horas de quinta-feira, 29/2. O movimento que já começou a surgir nos rios do Estado, deve ficar ainda maior com a chegada do primeiro final de semana fora do período de defeso.
A Piracema é o período em que a pesca fica proibida para preservar a reprodução dos peixes e, desta vez, ela aconteceu de 5/11/23 a 28/2/24. Apesar da pesca já estar liberada, é importante observar as regras vigentes em todo o Estado.
Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul, desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixe de espécie nativa (confira a lista abaixo), além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local.
Dourado
A pesca do Dourado estava proibida até dezembro de 2024, por força da Lei 5.231/2019. Entretanto, foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 364/2023, que altera a Lei anterior e prolonga por mais um ano a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do Dourado.
Acesse para retirar sua carteira de pesca fornecida pela PMA.
0 Comentários