Estudo para implantação de ferrovia ligando Dourados a Paranaguá ganha força
Terminou no começo da semana a série de consultas públicas promovidas pela Ferroeste sobre a implantação da ferrovia que ligará Dourados (MS) ao porto de Paranaguá (PR), promovendo o escoamento da produção de grãos dos dois estados, que correspondem a 30% da produção nacional. O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e contou com a participação dos governos estaduais dos dois estados, prefeitura de Dourados e empresários.
Antes dessa Consulta, o projeto já havia sido debatido com as comunidades de Guarapuava, Cascavel e Curitiba, todas as cidades são paranaenses. “A proposta em relação à malha ferroviária pela Ferroeste é benéfica ao Agro, uma vez que atende a atual necessidade de redução de tempo e custos do escoamento da safra agrícola para o moderno e melhor estruturado Porto de Paranaguá”, destaca a coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt.
A prefeita de Dourados, Délia Razuk, destacou que está realizando ações para dotar o município das condições ideais de infraestrutura para atender esse projeto. "A presença do Governo do Paraná, e o compromisso já assumido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, marcam o início de uma caminhada que acreditamos será vitoriosa; é a oportunidade que temos para unir ainda mais os dois estados", disse.
A próxima etapa é o Governo do Paraná lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), no qual grupos nacionais e estrangeiros terão 60 dias para se habilitarem e manifestarem interesse em desenvolver os estudos técnicos e de viabilidade econômica e financeira da ferrovia.
“Não tenho dúvida que esse projeto ferroviário, ligando Dourados a Paranaguá, dá um salto muito grande na viabilidade econômica de Mato Grosso do Sul no quesito transporte. Hoje o Porto de Paranaguá opera com uma capacidade de 45 milhões de toneladas/ano, e o planejamento deles é elevar, até 2030, para 80 milhões de toneladas”, ressaltou o secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli.
A ferrovia terá cerca de 1.000 quilômetros, distribuídas em dois trechos: o primeiro ligando o Porto de Paranaguá a Guarapuava (PR) e o segundo entre Dourados (MS) e Cascavel (PR), passando por Guaíra (PR).
0 Comentários