Estimativa do MAPA aponta aumento de 51 milhões de toneladas de grãos nos próximos 10 anos
Levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divulgado na última sexta-feira (21), envolvendo 29 produtos do agronegócio nacional apontou que o país deverá produzir mais de 288 milhões de toneladas de grãos nos próximos 10 anos, aumentando em 21% em relação aos números da safra 2016/2017. O carro-chefe continuará sendo o milho e a soja, cujo crescimento da área plantada poderá ser de 13,5%, passando para 84 milhões de hectares. No total, a previsão é de aumento de 17% na área de grãos em todo o país.
O estudo aponta ainda que o setor continuará sendo impulsionado pela produtividade no campo, pelo aumento do consumo do mercado interno e pela expansão das exportações, abrindo novas áreas e formando novas regiões agrícolas no Norte e no Centro-Oeste. Entre as ações realizadas, os investimentos em infraestrutura estão garantindo segurança para o desenvolvimento do setor.
A produção de carnes também deve ter um aumento expressivo no período, tendo um crescimento de 28%. As carnes de frango e suína seguem na ponta com 33% e 28%, respectivamente, seguidas pela carne bovina com um aumento de pouco mais de 20%.
As projeções regionais indicam que os maiores aumentos de produção e de área da cana-de-açúcar devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, embora estes três últimos sejam ainda estados de produção pequena da cultura. São Paulo, como maior produtor nacional, também projeta expansões elevadas de produção e de área do produto. A grande maioria dos produtos deve abastecer o mercado interno.
0 Comentários