O rebanho nacional em 2021 era na ordem de 196 milhões de cabeças, e dessas foram abatidas cerca de 39 milhões. Desse montante, os brasileiros consumiram cerca de 75%.

A pecuária de corte brasileira é um dos principais pilares do agronegócio do país, não só pelo seu impacto econômico, mas também por ser responsável pela produção de um dos alimentos mais importantes da dieta humana, a carne.

O Boletim nº 59 – Análise da equipe de especialistas, do Centro de Inteligência da Carne Bovina – CiCarne, da Embrapa, divulgado nesta semana, trouxe dados sobre a produção de carne brasileira. Uma delas é que o Brasil consome oito de cada dez bovinos abatidos! Usando números da pecuária nacional (Beef Report. Perfil da pecuária no Brasil 2022), a publicação trouxe dados de grande importância para a sociedade brasileira, principalmente para explicar que a pecuária nacional não é responsável pelo desmatamento, como tenta pregar a grande mídia com a sua desinformação.

O rebanho nacional em 2021 era na ordem de 196 milhões de cabeças, e dessas foram abatidas cerca de 39 milhões (cerca de 20% do efetivo), que geraram cerca de 10 milhões de toneladas de carne.

Desse montante, os brasileiros consumiram cerca de 75%, ou seja, a população brasileira consumiu cerca de 100 mil bovinos ao dia e cada brasileiro consumiu algo como 34 kg de carne ao ano. Em números redondos, oito em cada dez bovinos abatidos são consumidos pelo mercado interno, cabendo mencionar que esses outros dois bovinos são exportados e rendem consideráveis divisas para o país, sendo fruto dos esforços conjuntos do governo brasileiro quando abre mercados, dos produtores quando preparam animais conforme a demanda e dos frigoríficos quando atendem às normas sanitárias e preparam os cortes conforme exigências dos países importadores. Quem abre o mercado é o governo, quem produz são os produtores e quem vende são os frigoríficos.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).