Durante entrevista Roberto Rodrigues afirma que a Amazônia é desmatada por bandidos, não por agricultores
“Não há paz, onde há fome, e se acabarmos com a fome no mundo, seremos campões mundiais da paz”. Essas foram algumas das palavras do engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, entrevistado desta semana do podcast Comunicação Rural. Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Rodrigues é um dos mais respeitados ministros da Agricultura que o Brasil já teve.
No início da entrevista, conduzida pelos jornalistas Bruno Faustino, Vicente Delgado e Divino Onaldo, Rodrigues contou como ele se tornou ministro do primeiro mandato do presidente Lula. “Quando Lula me convidou, eu falei que não poderia ser ministro, porque eu votei no Serra. Ele me falou: ‘a eleição acabou, e eu não estou pedindo seu voto, estou pedindo para você ser meu ministro. Eu quero que você defenda seu país na agricultura’, e eu aceitei”, contou Rodrigues, que precisou guardar segredo sobre o convite até de sua mulher, durante 18 dias.
Em outro trecho da entrevista, o professor Roberto Rodrigues falou sobre os números expressivos do agronegócio brasileiro. “De 1990 até hoje, a área plantada de grãos no Brasil cresceu mais de 100%, e a produção de grãos cresceu 447%. A produção de frango cresceu 523%. Isso foi gerado pela tecnologia”, garantiu.
Ele elencou a segurança alimentar, a segurança energética e as mudanças climáticas como desafios para o mundo. “Um país sem comida, não tem estabilidade social e política”, enfatizou. Rodrigues ainda falou sobre desmatamento ilegal. “Tem bandido que desmata a Amazônia ilegalmente. O agricultor não faz isso, porque se ele for pego, ele vai para a cadeia”, enfatizou.
Para assistir a entrevista completa com Roberto Rodrigues, em que ele falou desses e de outros assuntos, basta clicar aqui. Aproveite e siga o Canal do Comunicação Rural no Youtube, para não perder as próximas entrevistas semanais.
O podcast Comunicação Rural é realizado pelos jornalistas Vicente Delgado, do Portal Agronews, de Mato Grosso; Fred Wakin, do Portal do Agronegócio, de Minas Gerais; Julio Huber e Bruno Faustino, da Revista Negócio Rural, do Espírito Santo e Divino Onaldo, do Podcast Agro e Prosa, de Goiás. Da Redação
0 Comentários