DNIT investirá R$ 46 milhões na manutenção da Br-267 no MS
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de sua Superintendência Regional em Mato Grosso do Sul, anunciou um investimento de R$ 46 milhões para obras de conservação e recuperação de um trecho da BR-267 no Estado. O contrato foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18), e os trabalhos serão realizados pela empresa LCM Construção e Comércio S/A.
Detalhes do contrato
As obras de manutenção e recuperação compreendem o trecho entre a divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul e a fronteira com o Paraguai, especificamente no subtrecho que vai do início da pista dupla em Guia Lopes da Laguna até a ponte sobre o Rio Perdido, cobrindo uma extensão de 104 km. O contrato prevê a vigência dos serviços de 27 de agosto de 2024 a 27 de janeiro de 2027, com um valor total de R$ 46.094.441,00.
Essas obras visam melhorar as condições da rodovia, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego, especialmente em um trecho estratégico para o escoamento de mercadorias entre o Brasil e o Paraguai.
Concessão das rodovias BR-262 e BR-267 ao Estado de Mato Grosso do Sul
Em setembro, a União transferiu ao Estado de Mato Grosso do Sul os direitos de exploração das rodovias BR-262 e BR-267, como parte de um projeto de concessão que visa modernizar a infraestrutura rodoviária da região. O governador Eduardo Riedel anunciou que essa concessão permitirá a execução do projeto Rota da Celulose, que contempla a melhoria de 870 km de rodovias, incluindo trechos das vias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395.
Com um investimento estimado em R$ 5,8 bilhões, o projeto pretende tornar o tráfego mais seguro para motoristas e facilitar o escoamento da produção, especialmente de setores como o agrícola e o industrial. O governador destacou que o modelo de concessão será dinâmico e flexível, permitindo novos investimentos caso o fluxo de veículos seja maior do que o previsto inicialmente.
Leilão de concessão e trechos contemplados
O edital para a concessão das rodovias deve ser lançado ainda em setembro, com o leilão marcado para o dia 12 de dezembro na B3, a principal bolsa de valores do Brasil, em São Paulo. O pacote de concessões abrange um bloco de rodovias que corta nove cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia.
A concessão terá validade de 30 anos e incluirá os seguintes trechos:
- MS-040: de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 km);
- MS-338: ligando Santa Rita do Pardo ao entroncamento com a MS-395 (60,1 km);
- MS-395: de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 km);
- BR-262: de Campo Grande a Três Lagoas (328,2 km);
- BR-267: de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 km).
Melhorias previstas na concessão
O projeto de concessão prevê um conjunto de melhorias na infraestrutura rodoviária, incluindo:
- 114,5 km de duplicações;
- 457 km de acostamentos;
- 251 km de terceiras faixas;
- 12 km de vias marginais;
- 82 dispositivos de segurança, que proporcionarão mais segurança no tráfego.
Além disso, os usuários das rodovias terão à disposição uma estrutura de suporte que incluirá 50 veículos operacionais, como ambulâncias, guinchos, veículos de combate a incêndios e equipes para desobstrução de pistas e inspeção do tráfego.
Essas iniciativas têm o objetivo de modernizar a malha rodoviária de Mato Grosso do Sul, melhorando a logística de transporte e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.
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