Acadêmicos de Zootecnia da UEMS de Aquidauana participarão de programa internacional
Dois jovens acadêmicos de Zootecnia da unidade de Aquidauana da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foram selecionados para participar de programas de bolsas de iniciação científica internacional. A previsão é que eles embarquem para a Europa até o segundo semestre deste ano.
Lucas Rocha Valfré tem 26 anos e é natural de São Mateus (ES). Wallery da Costa tem 22 anos e é natural de São Gonçalo (RJ). Ambos mudaram-se para Aquidauana para cursar a faculdade e já estão no 4° ano da graduação.
“Difícil descrever, mas estou feliz e ansioso. Pois é uma conquista para o curso de Zootecnia em Aquidauana”, celebrou Lucas.
O programa de iniciação científica em que Lucas e Wallery foram aprovados é realizado pela UEMS e, nesta edição, ofertava quatro bolsas de estudos. Os dois acadêmicos possuem histórico de pesquisa desde o início da graduação. Ele passará uma temporada em Portugal e ela irá para a Alemanha por aproximadamente 90 dias.
Desde o início da graduação eu realizo projetos de pesquisa, no primeiro ano foi de extensão, e desde o segundo ano eu faço pesquisas de iniciação científica. O PIBIC Internacional foi minha quarta proposta de iniciação aprovada. Estou muito ansiosa e animada, são novos desafios e um novo ambiente que tenho certeza de que vai agregar muito no conhecimento que eu irei adquirir, sem contar a experiência de conhecer outra cultura, destacou Wallery.
A pesquisa
Confira as pesquisas que serão desenvolvidas pelos estudantes:
Lucas Valfré
Tema: Avaliação do comportamento alimentar de suínos por meio de zootecnia de precisão”.
Local: Universidade de Évora, Portugal
Orientação: Tiago Junior Pasquetti (UEMS) e Vasco Fitas Cruz (UÉ)
Wallery da Costa
Tema: Avaliação do conteúdo lipídico e atividades mitocondrial de embriões bovinos com diferentes cinéticas de desenvolvimento
Local: Instituto de Biologia da Produção (FBN) de Dummerstorf, na Alemanha
Orientação: Fabiana de Andrade Melo Sterza (UEMS) e Ralf Pöhland (FBN)
0 Comentários