Para debater alternativas de desenvolvimento dos estados da região sul do país, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, participou do encontro do Conselho de Desenvolvimento do Sul (Codesul), na última sexta-feira (4), em Florianópolis (SC). O grupo é formado pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 

O fomento a geração de emprego, a proteção da sociedade e o fortalecimento econômico dos estados foram os principais temas debatidos durante o encontro, que contou também com a nomeação do novo presidente. Quem está a frente do bloco é o governador de Santo Catarina, João Raimundo Colombo. “Nosso papel é criar um clima de colaboração mútua. A integração nos dá uma força muito maior para defender demandas em comum. Precisamos fortalecer os estados para garantir a proteção da sociedade, com geração de emprego e prestação de serviços de qualidade”, afirmou Colombo.

 

A vice-governadora do MS destacou que a união entre as unidades federativas é fundamental para encontrar soluções que impactem na vida das pessoas, principalmente em um momento de crise financeira pela qual o país está passando. “A integração e cooperação entre os estados é palavra de ordem para o desenvolvimento da boa política”, ressaltou.

 

Os quatro estados também cobraram a revisão da distribuição de recursos por parte do governo federal e a criação de fundo de investimentos exclusivo para a região Sul. O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE), foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho em 1992.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).