Turismo rural cresce no Estado garantindo renda a pequenos produtores
O turismo rural está crescendo, a atividade virou uma alternativa lucrativa de renda para pequenos agricultores que aproveitam a estrutura do campo para encantar os turistas. De acordo com o Instituto Emater, o turismo rural cresceu 35% de 2014 para 2015.
Responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a chamada agricultura familiar é o setor que mais apostou neste segmento. Além da produção de frutas, verduras e legumes, as pequenas propriedades rurais ganharam estacionamentos, restaurantes, quartos e passeios.
Desafios
Um dos maiores desafios do é preparar os agricultores familiares para abrir a propriedade e acreditar no potencial do turismo. Por isso, entidade como Agraer (do governo do Estado), e secretarias de desenvolvimento de cada região, trabalham em parcerias e capacitação para orientar famílias na gestão da nova atividade, as parcerias tem o opoio do Sebrae e Senar.
A legalização da atividade é outra dificuldade do setor, a questões legais advindas com a legislação mais voltada para o turismo em áreas urbanas cria dificuldades para o agricultor se formalizar como empreendedor de turismo.
0 Comentários