Com uma carga horária de 40 horas, o Senar/MS está ofertando gratuitamente curso sobre as técnicas de adestramentos com rédeas e doma racional utilizadas na instrução de cavalos. As capacitações focam na interação entre pessoas e animais, e a maneira mais adequada de lidar com o cavalo a partir do seu instinto e comportamento natural.

O instrutor do Senar/MS, Carlos Guilherme, destaca que algumas pessoas já chegam no curso com experiência na área. “Muitos alunos aprenderam a montar com os pais, mas não possuem conhecimento sobre regras, por exemplo, por isso é tão importante as técnicas ensinadas na capacitação”, afirma.

O conteúdo teórico como a etologia, o estudo da base do comportamento equino é realizado no período da manhã, já a tarde é realizado a prática, o contato físico com o equídeo.

“No curso, ensinamos para os alunos técnicas corretas e preventivas de como lidar com cavalos. Dessa maneira respeitamos o animal e evitamos acidentes”, comenta o instrutor, Rodrigo Severino Martins.

O primeiro contato com o cavalo faz parte do curso de Doma Racional. Um dos temas trabalhados é a utilização do cabresto a partir do método ‘pressão e alívio’.

"Quando o cavaleiro se aproxima e o animal tem a reação de fugir, a orientação é fazer com que o cavalo galopeie e, com a atitude corporal, pressione para ele gastar energia. Quando o animal parar, o cavaleiro se aproxima. Assim, o cavalo vai associar que toda vez que foge vai receber pressão, e quando se aproxima do cavaleiro, recebe alívio e descanso”, detalha Martins.

Serviço - Os interessados nos cursos de Adestramento e Doma Racional pode procurar pelo Sindicato Rural mais próximo.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).