Para melhorar o monitoramento da safra com um custo menor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) está lançando o curso de utilização de drones como tecnologia de precisão. O objetivo é promover que o participante defina os conceitos, conhecendo a legislação e regulamentação vigente para uso da tecnologia aplicada no ambiente rural, além de aprender as mais modernas metodologias de planejamento na execução de voos, com foco nas diferentes áreas do agronegócio.

 

A utilização dessa ferramenta permite que a agricultura se torne altamente orientada por dados, o que eventualmente conduz a um aumento de produtividade e de rendimento, bem como a pecuária e a silvicultura.

 

“Até recentemente, a forma mais avançada de monitoramento utilizava imagens de satélite, extremamente caras e imprecisas. Hoje, a tecnologia oferece uma grande variedade de possibilidades de monitoramento de safra por um menor custo, e pode ser integrada em todas as fases do ciclo de vida da lavoura”, aponta a analista educacional do Senar/MS, Elisa Rodrigues.

 

De acordo com o Senar/MS, a capacitação faz parte do Programa Especial de Agricultura de Precisão. O curso aborda as noções gerais sobre a ferramenta e técnicas de pilotagem, obtenção e processamento de dados e interpretação e tomada de decisão baseado em dados obtidos por meio desta tecnologia.

 

Para participar do curso, o interessado deve ter 18 anos completos, ensino fundamental completo, ter noções básicas de informática e estar envolvido diretamente ou indiretamente com atividades rurais. Durante a capacitação deve priorizar o uso de boné ou protetor solar para a aula prática, calçado fechado, camisa manga longa.

 

No dia 22 de novembro, a partir das 18 horas, o SENAR/MS e o Grupo Novo Olhar, com apoio da Embrapa Gado de Corte, realizam um ciclo de palestras sobre drones e suas aplicações no agronegócio do futuro. O evento acontece na Casa Rural, e as inscrições são gratuitas.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).