Rio Miranda está 24 cm mais cheio e alerta Defesa Civil do município
A Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), informou, na manhã desta quinta-feira (7), que o nível do leito do Rio Miranda continua subindo e está com 7,32 metros acima do menor limite. Com esse aumento, pelo menos 20 pessoas foram retiradas de casas pela Defesa Civil do município porque há risco de serem invadidas pelas águas, sendo abrigadas no estádio e em uma escola.
O Imasul monitora os leitos dos principais rios do Estado em 12 pontos e informa a Defesa Civil sempre que o nível supera o limite considerado de alerta ou emergência. Além da Sala de Situação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) possui o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec). Um importante instrumento para orientar o poder público e a população em geral sobre mudanças bruscas no clima e tempo.
O Cemtec mensura a quantidade de chuva em 27 pontos no Estado e constata que na maior parte deles foram registradas precipitações bem acima do normal tanto em outubro quanto em novembro, o que pode indicar um fim de ano preocupante sobretudo para as cidades localizadas nas margens de rios.
0 Comentários