O Bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, recebeu, nesta quinta-feira (23), oficialmente, a segunda unidade do programa Rede Solidariedade, que se chama Iria Leite Vieira. Com mais de 2 mil metros quadrados de área, o local atende crianças, adolescentes, jovens e adultos desde outubro de 2016, de 11 bairros da região.

 

A solenidade contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, da vice-governadora Rose Modesto, da secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, de parlamentares estaduais e municipais e de representantes de parceiros do projeto como o Sesi/Senai e CIEE e da comunidade.

 

Com cursos de aprendizagem e capacitação, oficinas de música, raciocínio lógico, produção de texto, capoeira, balé, balé kids (para crianças a partir de três anos), dança contemporânea, bateria e flauta, além de possuir espaço para brinquedoteca, dança para idosos, violão e judô, palestras de prevenção e orientação sobre as doenças relacionadas ao coração, reuniões sobre o Programa Vale Renda e atividades em parceria com a Fundação de Trabalho de MS (Funtrab), a unidade possui capacidade para atender 3.500 pessoas por mês.

 

“Este é um espaço de uso comum com um alcance enorme. Esse não é um modelo assistencialista ou paternalista, é um modelo que oferece uma oportunidade a vocês mães, aos pais, aos jovens, as crianças, aos idosos de nós termos uma oportunidade e não só de uma interação social, cultural, artística, esportiva e aqui dentro desse complexo vai funcionar todo um apoio para que possamos desenvolver essas atividades, mas especialmente é uma porta que se abre para a gente poder fazer qualificação profissional”, destacou Azambuja.

 

A intenção do Governo do Estado é atrair a população e oferecer serviços que estejam muito distante da realidade deles, mas não dos sonhos. A variedade de oficinas, cursos e atendimento disponibilizado na unidade garante que a população tenha acesso a um novo futuro. A escolha do Bairro Jardim Noroeste se deu pelo alto grau de vulnerabilidade social existente na região, proporcionando um grande centro para a comunidade.

 

“Temos uma gama de oficinas para atender esse público. Para todo mundo nós temos aqui uma opção. Como um todo a população vai chegar aqui e vai encontrar algo que vai lhe agradar”, ressalvou a secretária da Sedhast.

 

Como opção de contraturno escolar, oferecendo atividades para crianças e jovens, o programa Rede Solidariedade visa retirar a juventude da rua e levar oportunidades para toda a família. “Isso engrandece a qualquer cidadão. O senhor trouxe esse projeto para nossa comunidade e da região isso paranós é um símbolo de importância”, destacou o presidente do Conselho de Moradores do Jardim Noroeste, Antonio Vieira de Moraes.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).