O Programa "Portas Abertas" da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recebeu, nos dias 25 e 26 de abril, a visita de gestores públicos e membros de associações e cooperativas de materiais recicláveis de nove municípios de Mato Grosso do Sul. Essa visita fez parte de uma missão-técnica em Brasília (DF), promovida pelo Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora, com o propósito de proporcionar acesso às boas práticas de sustentabilidade e acesso ao mercado adotadas por empresas e cooperativas referências na área de coleta e tratamento de resíduos.

A gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, deu as boas-vindas aos visitantes e enfatizou a importância de conhecer de perto a atuação da entidade como representante da expansão do cooperativismo. A Superintendente da Unidade Estadual do Distrito Federal, Carla Madeira, e a analista responsável pelas cooperativas de reciclagem, Samara Souza, apresentaram um panorama do cooperativismo de reciclagem em Brasília, que conta atualmente 34 cooperativas. Hugo Andrade, coordenador de Ramos do Sistema OCB, apresentou os números e as percepções sobre o cooperativismo no Brasil.

Após a visita à sede da OCB Nacional, os representantes dos municípios de Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso visitaram a Capital Recicláveis, considerada a maior empresa de recicláveis da região Centro-Oeste, e o Grupo Recicle a Vida, uma associação que reúne oito cooperativas e trabalha com o processo completo, desde a coleta e triagem até o transporte e a destinação correta dos resíduos.

Evandro Benites Ramires, Presidente da cooperativa Coopercori, destacou a importância do projeto. “Tenho certeza que estamos levando um bom conhecimento e muito inspiração para aplicar tudo que aprendemos, fomos assistidos por pessoa de uma experiência extraordinária, que nos deixou motivados que tudo e possível sermos um grupo de pessoas juntas aplicando tudo que aprendemos sermos no futuro uma cooperativa importância para geração de emprego e inclusão social e preservarmos o meio ambiente”, disse.

Brena Juliana Higa, engenheira da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Costa Rica que acompanhava a missão, ressaltou a importância da troca de informações para melhorias na gestão, e, apesar da cooperativa de Costa Rica já estar implementada, destacou que conhecer a história das cooperativas visitadas foi fonte de inspiração para continuidade dos trabalhos e melhoria contínua.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Sistema OCB MS com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a colaboração entre as cooperativas em todo o Brasil. A missão técnica proporcionou, assim, uma importante oportunidade de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo as iniciativas de reciclagem e sustentabilidade nos municípios participantes.

O Programa "Portas Abertas" da OCB Nacional permanece aberto para receber visitas e promover o diálogo e a troca de experiências entre as cooperativas, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento cooperativista no país.

 

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).