No lançamento do programa Precoce-MS, realizado em abril pelo Governo do Estado, a meta era abater 80 mil cabeças de gado até dezembro deste ano. Quatro meses antes da data estipulada, mais de 81 mil animais foram entregues para os frigoríficos, de acordo com a Coordenadoria de Pecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

 

O resultado mostra que tanto o Governo quanto os produtores investiram e cumpriram com os requisitos para alcançar o objetivo de ter uma carne com qualidade. É o primeiro programa a atingir 100% da meta estabelecida e muito antes do prazo determinado. “Essa é uma notícia excelente para o setor agropecuário e para a economia sul-mato-grossense”, disse o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

 

O programa propôs aumentar a produtividade da pecuária do Estado e foi remodelado pela Semagro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O resultado de 81 mil abates, em quatro meses de atividade, mostra que o programa surtiu efeito, tendo também uma participação efetiva do produtor e dos frigoríficos, mostrando que a qualidade da carne sul-mato-grossense está sendo reconhecida pelo mercado.

 

O levantamento da Coordenadoria de Pecuária da Superintendência de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, mostra que 393 profissionais, dentre médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas, foram habilitados a atuar como responsáveis técnicos dos produtores rurais no Precoce MS, em 16 cursos de capacitação realizados. Ao todo, 589 propriedades já foram aprovadas, três frigoríficos estão credenciados e outros 7 estão em processo de credenciamento.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).