Prazo para adequação das granjas termina em março
No início de março deste ano, termina o prazo para que as granjas avícolas possam se adequar às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicadas na instrução normativa (IN) 8, de março de 2017, visando a prevenção dos casos de gripe aviária. Entretanto, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), cerca de 20% dos estabelecimentos ainda não realizaram as mudanças e não fizeram o registro junto a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Com o objetivo de modificar esse quadro, a Semagro está implantando uma força-tarefa para auxiliar na adequação as normas e no cadastro na Iagro. Uma reunião que contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, do superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, do diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, de representantes das Associações de avicultores do Estado e das empresas integradoras, de representantes do MAPA e da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) definiu as ações prioritárias para alcançar esse público.
“Na busca por garantir a biossegurança da avicultura do Estado, o Governo tem todo interesse em trabalhar para que o máximo de granjas consiga se adequar. Depois de intensificar as ações da Iagro, é momento de verificarmos quais são os principais problemas enfrentados pelos que ainda não se adequaram e buscar soluções conjuntas”, disse Verruck.
Para o presidente da Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul (Avimasul), que também é presidente da Câmara Setorial da Avicultura do Estado, Adroaldo Hoffman, a ideia de formar uma força-tarefa e realizar diligências em algumas das granjas demonstra o comprometimento do Governo do Estado e sua real disposição em garantir que todos tenham oportunidade de se adequar e não tenham que abandonar a atividade. Ele já havia solicitado ao Governo a ampliação da data final.
O secretário da Semagro lembrou, durante o encontro, que na primeira reunião do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) de 2018, foram aprovados mais de R$ 14 milhões para novos aviários que deverão ser instalados em Dourados e Ivinhema. “As linhas de crédito tem sido amplamente utilizadas para construção, reforma e adequação de aviários”, completou.
Segundo a Iagro, 150 milhões de cabeças de frango foram abatidas em Mato Grosso do Sul no ano passado. Com isso, o estado ocupa a 8ª colocação no ranking nacional, sendo que os maiores produtores são Sidrolândia, Dourados, Terenos e Itaquirai.
0 Comentários