PMA inicia Operação Independência de combate a crimes contra a fauna e a flora
A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA/MS) começa nesta quarta-feira (6) a Operação Independência, visando monitorar, durante o feriado prolongado, os rios estaduais para cuidar da quantidade de pescados retirados pelos praticantes de pesca, turistas ou moradores locais. A fiscalização acontecerá até segunda-feira (11) e envolverá mais de 300 policiais.
De acordo com a PMA, o aumento dos pescadores não se dá somente por ser os últimos meses de pesca aberta, mas porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura é mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, com a finalidade de se prevenir a pesca predatória.
A Polícia alerta também que fará operações contra o tráfico de animais silvestres, principalmente de papagaio devido ao período de reprodução das espécies. A ave é um dos animais que mais sofrem com o tráfico no Estado.
Entre as ações estarão trabalhos preventivos nas propriedades rurais para coibir o aliciamento dos moradores. Os traficantes pedem para que as pessoas que estão no local peguem os animais e pagam pela venda da ave. Muitas pessoas fazem isto sem saber que estão cometendo crime ambiental.
As regiões que terão maior monitoramento serão nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.
Além disso, os policiais também estarão atentos a crimes ambientais, como desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais e transporte ilegal de produtos perigosos.
0 Comentários