O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou em meados de novembro os dados do Valor Bruto da Produção (VBP) total do agronegócio brasileiro para o ano de 2023, consolidando números impressionantes que evidenciam a solidez do setor. O VBP total atingiu a marca de R$ 1,151 trilhão, superando os R$ 1,126 trilhão registrados no ano anterior.

As lavouras foram responsáveis por 70% desse valor, alcançando R$ 811,6 bilhões, contra R$ 778,9 bilhões em 2022. Esse aumento de um ano para outro compensou a queda de mais de R$ 7 bilhões da pecuária, que representou 30% do faturamento agro de 2023 e chegou a R$ 339,8 bilhões, contra R$ 347,3 bilhões no ano de 2022.

Entre os 25 produtos agropecuários analisados, os dez primeiros desempenharam um papel crucial na composição desse cenário expressivo. A soja lidera o ranking, contribuindo significativamente com R$ 332,6 bilhões (em 2022 foi R$ 323,2 bilhões), seguida pelo milho, que atingiu a marca de R$ 142,8 bilhões (em 2022 foi R$ 142,1 bilhões). Uma mudança notável ocorreu na terceira posição, onde os bovinos de corte, com um VBP de R$ 131,6 bilhões (em 2022 foi R$ 147,4 bilhões), perderam a segunda colocação para o milho, evidenciando a dinâmica constante do agronegócio. A cana-de-açúcar se destaca em quarto lugar, com um VBP de R$ 111,2 bilhões, seguida por outros protagonistas do setor como frango, que teve um VBP de R$ 88 bilhões, ligeiramente menor que em 2022 (R$ 92,8 bilhões), leite, com R$ 62,2 bilhões em 2023 ante aos R$ 56,1 bilhões em 2022, café (R$ 47,9 bilhões), suínos, que aumentou seu VBP de R$ 30,9 bilhões em 2022 para R$ 33,4 bilhões no ano passado, algodão (R$ 30,5 bilhões) e a produção de ovos, que teve um dos maiores saltos, de R$ 19,9 bilhões em 2022 para R$ 24,5 bilhões em 2023.




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