O cooperativismo sul-mato-grossense vivenciou grandes momentos em dezembro, com a realização do Encontro Estadual do Cooperativismo, promovido pelo Sistema OCB/MS. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre presidentes, dirigentes, lideranças cooperativistas e autoridades, marcou a inauguração das novas instalações da sede da OCB/MS, com palestras de alto nível e a formatura do Programa de Líderes 2024.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, destacou a importância do momento para o cooperativismo estadual. “Essa nova sede é um reflexo do nosso compromisso com o crescimento do setor e com a qualidade do atendimento aos nossos cooperados”. Ao lado da superintendente Dalva Caramalac, Régis conduziu a cerimônia que celebrou o avanço estrutural da organização.

A Superintendente Dalva Caramalac, que soma 40 anos de dedicação ao Sistema OCB/MS, ressaltou o crescimento exponencial do cooperativismo nos últimos cinco anos. “A sociedade tem reconhecido cada vez mais os benefícios do sistema cooperativo, tanto para os cooperados quanto para a economia como um todo”, afirmou.

O encontro contou ainda com a participação de lideranças como o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente da Aprosoja, Jorge Michelc; Superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o deputado federal Dr. Luiz Ovando, e o deputado estadual e coordenador da Frencoop/MS, Prof. Rinaldo Modesto.

Projeções para 2025: MS Day Coop e avanços estruturais

O encontro também trouxe novidades para o próximo ano. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, anunciou durante o evento, a realização do “MS Day Coop” em 2025, que coincide com o Ano Internacional do Cooperativismo, intitulado pela ONU. O evento será voltado às cooperativas locais e de outros estados, com o objetivo de atrair investimentos e apresentar oportunidades no Mato Grosso do Sul.

Verruck também destacou a importância do Procoop, programa estadual que apoia iniciativas do setor. “O cooperativismo é uma linha estratégica para o Estado, gerando desenvolvimento em áreas como agroindustrialização, saúde, crédito e transporte”, afirmou.

Palestra de impacto e reflexões sobre o futuro

Após a inauguração, o evento seguiu com as palestras do coordenador de relações governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz, falando sobre o Programa de Educação Política do Sistema OCB; e do economista e professor da Fundação Dom Cabral, Luís Artur Nogueira. Com o tema “Cenário Econômico”, Nogueira abordou o comportamento do mercado e apresentou projeções para o cooperativismo em 2025. Ele destacou a relevância de agregar valor aos produtos das cooperativas e a necessidade de formação de lideranças qualificadas. “Boa gestão e lideranças preparadas são fundamentais para alavancar o cooperativismo”, declarou.

Formatura do Programa de Líderes 2024

Encerrando o evento, foi realizada a cerimônia de formatura do Programa de Líderes 2024. Dalva Caramalac celebrou o momento, destacando a importância de formar profissionais capacitados para liderar o cooperativismo. “Após 30 anos, alcançamos a condição de formar lideranças aptas a conduzir os negócios cooperativos de maneira profissional”, enfatizou.

O Encontro Estadual do Cooperativismo reafirmou o compromisso do Sistema OCB/MS em promover a inovação, a formação de lideranças e a expansão do cooperativismo em Mato Grosso do Sul, consolidando o setor como um dos pilares do desenvolvimento estadual.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).