A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrou um aumento de 135 para 143, em comparação com o mesmo período entre os anos de 2016 e 2017, o número de notificações de produtores que não mantiveram as terras sob o cuidado do vazio sanitário, período de 60 dias que compreende as datas de 15 de junho a 15 de setembro, onde o produtor de soja não deve plantar nenhuma semente da leguminosa para que se tenha controle sobre a doença da ferrugem asiática.

 

De acordo com o Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, Filipe Portocarrero, há duas explicações para esse aumento. A primeira, a fiscalização mais eficiente, e a segunda, problemas relacionados a rebrota observada pontualmente, que podem ter sido motivadas por alguma dificuldade em eliminar totalmente as plantas voluntárias ou em alguns casos por descuido dos produtores. Ao todo, 26 equipes da agência fiscalizaram 1,92 milhão de hectares, o que significa um aumento de 7% em relação ao ano anterior, 2016, quando foram fiscalizados 1,8 milhão de hectares, em 73 municípios produtores do Estado.

 

Do total de autuações, 102 foram emitidas por falta de cadastro, 40 por descumprimento do vazio e uma por plantio durante o período determinado. Os produtores que desejam realizar o plantio da soja, devem se cadastrar no site da Iagro até o dia 10 de janeiro de 2018. A previsão para o término do plantio é 31 de dezembro.

 

A Agência informa que o produtor com mais de uma área de plantio deve fazer um cadastro para cada uma delas, a partir dos quais serão gerados recibos independentes (caso não sejam na mesma propriedade).

 

Os cadastros mantidos no banco de dados da Iagro servem de base para identificar o total de área plantada com soja no Estado, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de um alerta sanitário, além de facilitar as fiscalizações realizadas nas atividades de defesa vegetal.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).