Em Mato Grosso do Sul, o escoamento de produtos agropecuários por rodovias é o mais utilizado e, conforme a Fretebras, em 2022 cerca de 55% de todos os fretes registrados no Estado foram de produtos do setor. O volume limitado da carga de caminhões, mais os custos de combustíveis, manutenção e pedágios, acabam encarecendo esta logística.

“Enquanto a gasolina passa por um período de alta nos preços, reflexo do fim da política de desoneração do PIS/Cofins e Cide, pelo governo federal, o diesel segue em queda porque continua livre destes mesmos encargos até o final de 2023”, explica a consultora técnica, Tamiris Azoia.

O etanol continua sendo isento dos impostos federais, por ser um produto renovável e promover a sustentabilidade da suas produção através, principalmente, da cana-de-açúcar.

Mas, a novidade é que a mistura do biodiesel passou de 10% para 12% na composição do diesel. Atualmente, o óleo de soja responde por 70% da matéria-prima na produção deste combustível biodegradável no Brasil.

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