Indústria de veículos elétricos estuda implantação de unidade em Campo Grande
Encontrando em Mato Grosso do Sul um cenário propício para a instalação de uma construtora de veículos elétricos, empresários da empresa se encontraram na noite de ontem (15), na Casa da Indústria, em Campo Grande, com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, e o deputado estadual e presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, para debater sobre a possibilidade de instalação da indústria na capital sul-mato-grossense.
De acordo com os empresários da Brave-Brasil Veículo Elétricos, o estado oferece condições e atrativos geográficos e ficais para que a empresa possa se desenvolver. Segundo eles, a produção média será de 100 a 200 veículos por mês, entre micro-ônibus que podem ser utilizados para o turismo em resorts, parques, aeroportos, condomínios de alto padrão e city tours, um caminhão com capacidade de 700 quilos, próprio para entregas, e um veículo de pequeno porte, sendo um com quatro lugares pessoas usarem em circuitos urbanos e outro para duas pessoas que pode ser usado para entregas.
“Os empresários procuraram Mato Grosso do Sul na busca por informações de um local que dê competitividade para os seus produtos. Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial da empresa na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias para os veículos elétricos, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras oferecido pelo Governo do Estado”, explicou Longen.
Os incentivos oferecidos pelo Governo Estadual e os estudos para investimentos em energia alternativa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai), foram os principais pontos para que a empresa olhasse de forma diferente para o Mato Grosso do Sul. A intenção dos empresários é trazer aporte tecnológico para outras instituições, tanto pública quanto privada. “A Brave produz esses veículos com tecnologia nacional, toda a parte de peças automotivas do mercado nacional, assim como a gestão de cargas das baterias, motores e tudo isso coordenado por esse grupo de inovação, que estudou o mercado para chegar a um conjunto de soluções. Inclusive com garagens fotovoltaicas para carregar esses veículos elétricos, o que deixa o gasto com combustível até 8 vezes mais barato se comparado com o gasto com gasolina”, disse um dos empresários da Brave-Brasil Veículos Elétricos, Humberto Silva.
A aplicação de novas tecnologias tem criado ferramentas de estudo e ampliado a discussão sobre a importância de investir nesse setor em toda a cadeia produtiva. O deputado estadual reforça a intenção de abrir as portas para empresas que atuam neste ramo para incentivar outras empresas a fazer o mesmo. “Acredito que o Estado pode dar um grande passo na direção do desenvolvimento de uma forma sustentável. A intenção é de que esses veículos usem energia produzida por placas fotovoltaicas, ou seja, um projeto limpíssimo, que respeita o meio ambiente e essa é a filosofia dessa empresa”, destacou Corrêa.
Ele lembrou ainda que há recursos previstos no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para investimentos em novas tecnologias, o que poderia facilitar ainda mais a vinda da empresa para o estado.
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