Imasul alerta para cheia do Rio Miranda e Defesa Civil orienta ribeirinhos
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul emitiu, na última terça-feira (2), alerta para as Defesas Civil estadual e municipal sobre a alta do Rio Miranda. Nas últimas 96 horas foram registrados 79 milímetros em volume de chuvas. Dados mostram que o leito do Rio está 7,10 metros acima do normal, conforme a Sala de Situação do órgão. Com o aumento do volume das águas, há o risco de alagamentos, podendo desabrigar famílias, principalmente ribeirinhos.
De acordo com o Imasul, com a cheia do Rio a água já começa a invadir as instalações lindeiras ao curso hídrico, inundando propriedades rurais. O grande volume de precipitações nos últimos meses tem afetado diretamente no nível de rios do Estado, sendo o Miranda um dos mais comprometidos.
O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), aponta que dezembro registrou chuvas acima do esperado em 10 cidades do estado. Em quatro delas, o volume de precipitações passou dos 300 milímetros em 31 dias.
Em todo o estado, 12 municípios sul-mato-grossenses já decretaram situação de emergência e quase 12 mil pessoas estão passando por problemas.
0 Comentários