Iagro confirma mortes de gado por causa da raiva bovina
A Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), confirmou, por meio de exames laboratoriais que 35 animais dos municípios de Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia morreram devido a Raiva Bovina e fez um alerta para que os criadores de gado vacinem os animais com urgência, principalmente na região do Rio Amambai. Há também notificações da doença no interior de São Paulo.
O órgão também já alertou os Sindicatos Rurais de Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Caarapó e Juti, para que busquem informações nas propriedades onde haja criação de gado para que possa realizar o controle da doença. A Iagro destaca ainda a necessidade de comunicação sobre a mortalidade de herbívoros com sintomatologia nervosa e/ou sobre conhecimento de possíveis abrigos dos morcegos hematófagos.
Caso o criador observe animais com sintomas da doença, é preciso notificar os técnicos da Agência o mais breve possível para que possam colher materiais e enviar para exame laboratorial. A entidade informa que este procedimento não tem custo para o criador.
Nos últimos anos, os casos da doença reduziram de forma significativa, graças à análise de risco e incremento de ações como: palestra a produtores rurais, vistoria de abrigos com captura e controle do morcego hematófago, dentre outros.
0 Comentários