Fogo destrói parte da fauna e da flora de Unidade de Conservação em Jateí
Um incêndio no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema atingiu uma área de mais de 18 mil hectares, segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). As chamas começaram na sexta-feira (13) e até ontem (17) equipes do Corpo de Bombeiros ainda faziam os trabalhos de controle do fogo. As prefeituras de Jateí, Naviraí e Taquarussu estão apoiando o trabalho.
De acordo com Reginaldo Oliveira, guarda-parque do Imasul responsável pela equipe que atua na Unidade de Conservação, toda área queimada está localizada no município de Jateí, na parte Norte do Parque. “A vegetação queimada é basicamente de brachiária. A perda mesmo é de fauna, pois atinge répteis, roedores e aves que estão nidificando (formando ninho). O incêndio foi provocado por um raio e há três anos não tínhamos queimada. Como este ano foi muito seco e teve geada, o material combustível era muito grande”, afirmou.
Os bombeiros devem fazer um sobrevoo de helicóptero pela região para ter um diagnóstico mais preciso da situação. O trabalho de controle do incêndio continua, mas a distância, o difícil acesso e o vento forte ainda dificultam o trabalho.
0 Comentários