Ferrovia entre MS e o litoral do PR aumentará qualidade dos produtos
Buscando alternativas para melhorar o escoamento da produção sul-mato-grossense, tanto de matéria-prima quanto de produtos já consolidados, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a prefeita de Dourados, Délia Razuk, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen e o presidente da Federação da Agricultura do MS (Famasul), Maurício Saito, lançaram, na noite da última terça-feira (28), em São Paulo, o edital de chamamento para empresas do setor de logística se manifestarem para a elaboração de estudos de viabilidade econômica da ferrovia.
A intenção é construir uma ferrovia ligando o Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR), melhorando a qualidade dos serviços e aumentando a competitividade dos produtos produzidos no estado. Os estudos de viabilidade estão orçados em R$ 25 milhões e o custo estimado da obra, uma extensão de mil quilômetros, interligando o município de Dourados ao litoral do Paraná, será de R$ 10 bilhões. Desses, somente 250 quilômetros já existem no trecho entre Cascavel e Guarapuava. O restante será totalmente novo.
“Nosso grande gargalo é a logística. Não tenho dúvidas de que a construção desse modal ferroviário é o caminho para aumentar a competitividade da produção, ampliar a oferta, os dividendos aos produtores e agregar valor aos nossos produtos”, afirmou o governador.
Na avaliação dele, a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) feita hoje é um passo importante para a consolidação do projeto que trará inúmeros benefícios à produção do Estado, atualmente escoada somente por modal rodoviário.
Cerca de 30% de toda a produção de grãos do País é feita pelos Mato Grosso do Sul e Paraná. “A previsão é termos a redução do custo de transporte em cerca de 30%, ligando essas duas importantes regiões produtoras do País”, destacou o governador do Paraná, Beto Richa, sobre a malha ferroviária, apontada como a mais econômica.
Segundo diretor da Ferroeste, João Vicente Bresolin, o Porto de Paranaguá tem apenas 20% de sua movimentação que chega pela ferrovia. No Paraná, o trecho da ferrovia que dá acesso ao porto foi construído por Dom Pedro II. “Após a fase de elaboração dos estudos de viabilidade, o governo poderá fazer a licitação da ferrovia”, disse.
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