Com o anúncio de fechamento de mais de 1.800 agências do Banco Postal em 12 Estados da Federação, a Confederação Nacional dos Municípios destaca que essa decisão, dos Correios, pode acarretar em um grande impacto financeiro nos municípios menores. Segundo a entidade, a medida vai obrigar a população a se deslocar quilômetros para promover os saques dos recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e injetar mais recursos nos grandes centros. Mais de 137 mil contas de aposentados e pensionistas será migrada para outras agências bancárias.

 

Durante a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, disse que a empresa não tem como arcar com os custos, principalmente em lojas deficitárias. Ele reconheceu: “fechar significa destruir o comércio local, punir o aposentado, afetar brutalmente a economia. Temos consciência disso. E tomamos uma decisão doída, muito a contragosto”.

 

O jornal Valor Econômico divulgou dados do INSS repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Eles mostram que 1.231 pessoas terão que se dirigir a outro Município para conseguir sacar os benefícios. Os demais terão recursos depositados em agências mais próximas do Banco do Brasil, ou transferidos para outras instituições. Os beneficiários mais atingidos sãos os da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).