A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) destacou que a InterCorte Campo Grande, que teve o tema Entender para Atender e foi realizada no Centro de Convenções Albano Franco, nos dias 20 e 21 de julho, teve um impacto positivo junto a produtores, expositores, participantes e os palestrantes das oficinas.

 


A feira é realizada pela Famasul e pela Terraviva Eventos, que organiza a InterCorte, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS) e pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac), de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e de Aprendizagem Industrial (Senai), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS). A curadoria de conteúdo é da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon) e Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

 

A proposta deste ano foi unificar todos os participantes da cadeia produtiva da carne, desde o produtor, passando pelo comerciante e chegando ao consumidor. Em uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel-MS), a InterCorte lançou a Beef Week, onde 55 restaurantes de quatro cidades estão participando com pratos diferenciados e com carne de primeira linha.
“A pecuária, como qualquer outra atividade, tem desafios. E para superar um momento de dificuldade, o conhecimento é fundamental. Por isso, um evento de consistência como esse traz novas possibilidades, através da troca de experiência, inovações e mostrando à população a qualidade da proteína produzida aqui”, destacou, na abertura do evento, o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

 


“A InterCorte se propõe a fomentar a integração da cadeia produtiva e nesta etapa de Campo Grande nossa proposta foi envolver os diversos elos para que possamos trabalhar juntos pelo desenvolvimento da pecuária, especialmente em um momento desafiador como este de crise”, avalia a diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio.

 


Para o chef Adriano Torres, professor do Senac que conduziu as oficinas, foi uma experiência de grande importância tanto para os participantes da InterCorte como para os cerca de 40 alunos do curso de Gastronomia da instituição que participaram da iniciativa. “É fundamental essa junção dos conhecimentos da produção com a cozinha. A ideia é que o produtor possa colocar em prática na fazenda o que ele aprendeu na InterCorte a para produzir uma carne de qualidade a partir do feedback da cozinheira, do chef de cozinha, do dono de restaurante e da dona de casa. Quando recebo uma carne de qualidade na cidade é como uma joia rara e se eu faço um bom preparo é como o fechamento de um ciclo. A cadeia produtiva é formada por elos e se eles não falarem a mesma língua fica difícil chegar a um mesmo fim que é o fortalecimento do setor como um todo”, destaca Adriano.

 


Participaram da feira de negócios da InterCorte em Campo Grande empresas como Ourofino, Nutron, Matsuda, Beckhauser, SBC Certificadora, Brutale, Toledo do Brasil, Casale, ABCT – Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, CRI Genética, Illumina, DeltaGen, Wolf Seeds, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, JA Saúde Animal e Oro Agri.

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