Já começou a tradicional pesagem de gado de corte na Expogrande. Cerca de 400 animais das raças nelore mocho, pintado e padrão devem passar pela balança nos próximos dias. A expectativa é movimentar R$ 5 milhões apenas no leilão de animais no próximo domingo (7).
"Estamos com uma expectativa muito boa visto a retomada do gado nelore à Expogrande e o julgamento mostrando a melhor raça da pecuária brasileira. O número de leilões dobrou no ano passado, então isso faz com que haja um aumento considerável nesta edição", avalia o diretor presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore, Paulo Matos.
Conforme a Acrissul, o objetivo é ultrapassar a marca de mais de 2 mil cabeças de animais vendidas neste ano.
"Vamos trazer o melhor gado de corte do estado para que o criador possa adquirir essa genética aqui dentro do parque de exposição. Teremos aproximadamente de 1.700 a 1.800 animais no parque, mais uns mil animais filmados, então são quase 3 mil", finaliza o gestor.
A pesagem do gado é feita para selecioná-los por categoria para a pista de julgamento. "Hoje vamos pesar o nelore mocho e o pelagem, e no dia 7 padrão. Pesamos por expositor sem critério específico. Pode vir bezerro, fêmea, macho. A única diferença é que nas fêmeas a gente faz um exame de ultrassom e os machos fazem um exame de TCE (espermograma)", explica Miguel Rudes, administrador da Nelore.
Ainda, segundo a Acrissul, o principal requisito neste processo é o peso acima da média. Caso o animal esteja abaixo é desclassificado. Neste ano está retornando a raça nelore ao julgamento de animais. A última participação havia sido em 2019.
Serviço
A entrada para a Expogrande será gratuita de domingo a quinta. Na sexta-feira e sábado o valor será de R$ 10. Lembrando que os ingressos para os shows são cobrados à parte.
0 Comentários