Dourados realiza levantamento do LIRAa para identificar focos do mosquito da Dengue
Com o objetivo de diminuir os focos de água parada e evitar a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, a prefeitura de Dourados está intensificando as ações educativas em todas as regiões do município para sensibilizar a comunidade e promover o comprometimento de cada morador no combate as doenças.
A prefeitura realizará, a partir dessa segunda-feira (23), o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), para ter o primeiro diagnóstico sobre os focos de água parada e se há larvas do mosquito. O objetivo principal é ter dados, em apenas uma semana, do índice de infestação do mosquito no município, para que a partir deste, possa direcionar os trabalhos dos próximos dias.
Ao longo desta semana serão intensificadas ações em pontos estratégicos, que são locais onde é possível uma grande concentração de depósitos que podem acumular água, facilitando a proliferação do Aedes aegypti, como, por exemplo, floriculturas, cemitérios, borracharias, ferro-velho, sucatas.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) explica que o cronograma de ações estará sujeito a alterações, de acordo com as condições climáticas e possíveis notificações de dengue, chikungunya, zika e leishmaniose. O telefone do CCZ, para informações, denúncia ou solicitação de visita, é 3411-7753.
0 Comentários