Dinapec apresenta novas tecnologias para o homem do campo
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza, entre os dias 8 e 10 de março, a 12ª Dinâmica Agropecuária (Dinapec), trazendo inovações que contribuirão com o desenvolvimento do setor agropecuário como a implantação de duas novas cultivares e os lançamentos de uma planilha de eletrônica e de um aplicativo para tablet e celular. O evento ocorrerá na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), e será aberto ao público, promovendo uma interação entre pesquisadores e produtores.
Em um espaço de 32 hectares, a Embrapa e os parceiros – Senar, Sebrae, Agraer, Iagro, Fundação MS, Fundação Chapadão e as Embrapas Pantanal, Agropecuária Oeste, Florestas, Recursos Genéticos, Pecuária Sudeste, Gado de Leite – farão exposições, mostrarão roteiros tecnológicos e ofertarão 13 oficinas para mostrar os resultados de pesquisas em diversas áreas dentro do meio rural.
Entre as novidades estão duas novas cultivares, o BRS Quênia – um híbrido de panicum ideal para suprir uma demanda por porte intermediário a alto, de fácil manejo, de grande produtividade e qualidade com alto perfilhamento – e o BRS RB331 Ipyporã – que atende a uma demanda por um material de braquiária com boa fertilidade e com alto grau de resistência à cigarrinha da cana.
Para manter um controle da produção, a Embrapa lança a planilha CustoBov, que visa proporcionar ao produtor um melhor cálculo dos custos da fazenda pecuária. A ferramenta apresenta uma compilação de informações que ajudam o homem do campo a conhecer melhor os números existentes, como: Abertura; Dados do rebanho, dos recursos, das despesas e das receitas; Relatório do rebanho, das despesas, das depreciações, dos juros, das receitas, do custo total, do custo por cabeça e unidade animal (UA), do custo unitário de produção e das margens econômicas; Resumo em gráficos, manual de instruções e coeficientes.
Outra tecnologia que tem por objetivo ajudar o criador a buscar melhores resultados é o aplicativo Pasto Certo. Com ele, o produtor tem acesso, de forma rápida e integrada, das características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e outras de domínio público.
“A finalidade do evento é demonstrar as tecnologias que a Embrapa e os seus parceiros estão desenvolvendo e que podem ser facilmente utilizadas nas propriedades rurais, para a sociedade em geral, principalmente, para as pessoas ligadas ao agronegócio como produtores, técnicos e estudantes, além de promover a troca de experiências entre a Embrapa e o setor privado”, destacou a supervisora de Transferência de Tecnologia, Thaís Basso Amaral.
Para participar das oficinas, os participantes do evento devem fazer uma pré-inscrição no link do evento (www.embrapa.br/dinapec-2017) e a vaga é garantida por ordem de chegada. “É aconselhável que os interessados olhem a programação pelo site e escolham as oficinas que gostariam de participar e cheguem com uma antecedência de 30 minutos antes do início de cada oficina”, lembrou Thaís.
A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense.
0 Comentários